História

Nossa história

 

A Bateria Furiosa do DF foi criada em agosto de 2012 numa conversa entre o compositor e ritmista Mario Mitre e o percussionista Fio de Castro. A saudade da participação em grupos populares de samba impulsionou a necessidade da criação de um grupo de ritmistas da cidade para tocar sambas.

         A saudável ideia obteve uma repercussão das mais calorosas. Imediatamente Mário e Fio já estavam com um grupo formado, porém, a grande maioria jamais havia participado de grupo de percussão.

         O processo de aprendizado aconteceu, e acontece, com encontros no Parque da Cidade de Brasília (estacionamento 10), local público e de ampla frequência da população da cidade. Sem muita demora já se atingia o número de 50 ritmistas.

         Hoje, consolidada a presença da Bateria Furiosa do DF como uma bateria show, Mitre, presidente, e Fio, mestre da bateria, ensaiam voos bem mais altos contando, principalmente, com a popularidade da instituição, hoje uma das mais convidadas para eventos de todos os tipos.

         A criação de uma central de eventos dentro da bateria confirma a intenção dos dois organizadores principais de mais esta manifestação popular do DF. Em 2017 acompanhará o Bloco Fio Desencapado num grande show cultural carnavalesco, nas ruas da cidade, seguindo a tendência do carnaval de Brasília, para um público já estimado em 5.000 pessoas.

         A experiência com a formação e o desenvolvimento de um grupo percussivo, aliados à ousadia própria de idealistas dão, de certa forma, garantias de sucesso na empreitada para 2017.

         Na verdade 2017 inicia-se em 2016. A realização de encontros em 2016 permitirá a adesão de diversas pessoas e entidades independentes da cidade a participarem do grande encontro Fio Desencapado + Furiosa DF 2017.

         O samba é o principal alvo. A Furiosa DF foi criada para preservar e difundir nosso bem cultural patrimonial imaterial que é o samba.

         Como se pode observar a Bateria Furiosa DF já faz parte da cidade de Brasília. Já se apresentou no Clube do Choro acompanhando o grupo Confraria Samba Choro e no espetáculo da cantora Cássia Portugal. Teve participação especial no Teatro Nacional e em uma apoteótica apresentação da cantora Dhi Ribeiro. Apresenta-se, a bateria, regularmente no pré-carnaval no bloco Fio Desencapado.

         Apesar de pouca idade a Bateria Furiosa DF já deixou sua marca em todo o Distrito Federal, suas apresentações são sempre acompanhadas por centenas de pessoas, milhares no caso do Fio Desencapado, ampliando a cada dia o número de admiradores.

         Mais informações, fotos e vídeos da Bateria Furiosa do DF estão disponíveis no site www.bateriafuriosadf.com.br e na fanpage no Facebook: Bateria Furiosa do DF. Curta nossa fanpage e acompanhe tudo que acontece com a Bateria.

 

Objetivos para o período 2016/2017

         Chegar à quantidade de 120 ritmistas tocando no Carnaval 2017;

         Realizar eventos bimestrais (rodas de samba) da Bateria;

         Desfilar um sábado antes do carnaval 2017 (18/02/2017) acompanhando o Bloco Fio Desencapado. Será organizado um super evento de 6 horas de duração. O trio elétrico será da mesma empresa que aluga os trios para o carnaval de Salvador, com uma mega sonoridade, iluminação e painel de LED para divulgar o nome do bloco e seus patrocinadores.

 

center fwB||||||news login|c05 normalcase uppercase fwR|c05|news login c05 normalcase uppercase|c05 tsN normalcase uppercase|c05|content-inner||